A Afipea participou na manhã de hoje (6) do segundo dia do 2º Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público, realizado pelo Sinditamaraty com apoio da Associação. A secretária-executiva da Afipea, Ana Paula Moreira, mediou o painel "Políticas afirmativas: Legado e Novos Horizontes do Serviço Público". A mesa foi composta por: Anna Paula Feminella (Especialista em Gestão Pública e Direitos Humanos), Artur Sinimbu (Especialista em Políticas Públicas e Gestão, vice-presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - ANESP), e Jassiara Santos (Diplomata e Economista), contemplando diferentes perspectivas de gênero, raça e orientação sexual. Ao mediar o debate, Ana Paula ressaltou a importância de espaços como aquele para refletir sobre como tornar o serviço público mais acolhedor e acessível. "Hoje existem instrumentos para ampliar a diversidade, mas o Estado ainda acolhe de forma limitada, pois as instituições reproduzem modelos anteriores. Cabe a nós, dirigentes sindicais, cobrar mudanças para enfrentar todas as formas de violência", afirmou. Ao final da manhã, o presidente da Afipea, Gustavo Luedemann, assinou um termo de compromisso de enfrentamento ao assédio. A ação reforça o compromisso da Afipea com um com o tema.